segunda-feira, 14 de junho de 2021

Ex Pajé: sabores e histórias da formação do Brasil

 


    O filme Ex Pajé integra o Ciclo de Cinema (R) Existir - a diversidade em pé de igualdade promovido pelo Cineclube Lanterna Mágica junto com o Labcine - UNISANTA.

    Para experienciarmos este filme de forma imersiva, selecionamos alguns sabores para você degustar a obra sob diversas perspectivas.

    Então vamos começar?

    O primeiro sabor se divide em 3 - que tal ver outros filmes sobre o mesmo tema?7



Índio cidadão



Vale dos Esquecidos


500 almas

     Depois deste sabor partimos para um tempero muito refinado e certeiro que são as ideias e obras do pensador indígena Ailton Krenak.


    Se você é do tipo que é apaixonado por boas histórias, então temos esse sabor delicioso para você deixar na cabeceira da cama:



Existem vários sabores que experimentamos todos os dias que vêm da cultura indígena, como a famosa mandioca ou o açaí. Você já ouviu falar nesta receita Imu Yanisa Kiyauriri? O nome é difícil mas seus ingredientes são bem comuns no nosso dia a dia, olha só:



Ingredientes

  • Tapioca;

  • Leite de coco;

  • Açúcar;

  • Sal;

  • Água.

Modo de preparo

Em uma panela, ferva a água e adicione os demais ingredientes até que vire um mingau. Sirva quente.

    Muito fácil né? Essa comida é deliciosa e muito comum no café da manhã devido ao seu poder energético. Bora experimentar?

Para finalizar o nosso grande prato de sabores, temos a música 'Xondaro Ka'aguy Reguá' do Kunimi MC, rapper indígena e defensor dos direitos indígenas.


LETRA (em Português): Existe uma lenda Guarani muito antiga, contada pelo nossos ancestrais Ela diz que das águas nascerá um guerreiro que levará o seu povo a uma nova existência. Antigamente na floresta havia muitas frutas para comer Muitas frutas para comer... Mas os brancos vieram e destruiram tudo o que Deus criou Mas os brancos vieram e destruiram tudo o que Deus criou... Nós Guaranis sempre existimos, a mais de 519 anos resistimos Nativos e originários dessa terra, Brasil Desde mil e quinhentos vivemos em guerra Nosso povo foi oprimido e dizima dopor não aceitarmos ser escravizados Desprezaram nossa ciência e tecnologia, conhecimento milenar da floresta E agora vemos na TV alertas de aquecimento da terra Extinções em massa, e continuam destruído nossos rios e nossas matas E pra você sou eu que estou errado por usar internet e não andar pelado, isolado… Pensamento colonial retrógrado e limitado, pois pra mim ser indígena é me sentir e ser livre, transito pela arte e preservo minha cultura Na minha aldeia existe resistência eu rimo na minha própria língua, denunciando e lutando pela demarcação Invadiram as nossas terras... As florestas para nós indígenas sempre foram sagradas e tudo isso foi Deus que criou, Os portugueses vieram e mataram muitos animais, os pássaros morreram Não respeitaram a nossa cultura, destruíram as nossas florestas e o medo continua instaurado Antigamente na floresta havia muitas frutas para comer Muitas frutas para comer... Mas os brancos vieram e destruíram tudo o que Deus criou Mas os brancos vieram e destruíram tudo o que Deus criou Tudo o que Deus criou...

Você pode escutar a música através deste link -> https://youtu.be/cT7ZXxAMetY

Até o próximo sabor!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário