quinta-feira, 9 de maio de 2019

Cinema que ama o cinema...


Cineclube debate afeto e 
políticas culturais em sessão especial

O ciclo “Para Sempre Cinema” exibe o filme “A Noite Americana”, de François Truffaut e dá sequência à união do amor ao cinema com a gastronomia, dia 23 de maio. Será realizada uma pré-sessão às 17h, com debate sobre afeto e políticas culturais para o cinema santista, com degustação de café feito em diferentes técnicas e harmonizados com sabores que dialogam com o filme a ser exibido logo após o bate-papo.  Esta sessão em formato expandido faz parte das comemorações dos 20 anos do Cineclube.

Cena da cena, no filme "A Noite Americana", de François Truffaut

O Cineclube Lanterna Mágica - Unisanta realiza o Ciclo “Para Sempre Cinema”, que une três paixões: o café, comidinhas criativas e o cinema, todos harmonizados com os filmes exibidos na programação. Em cartaz estará "A Noite Americana" de François Truffaut , dia 23/05, pré sessão com início às 17h e exibição do filme às 19h, na Sala Maurice Legeard de Cinema (Bloco E, 5° andar – Unisanta). As sessões ocorrerão sempre em quintas intercaladas até novembro, com entrada franca.

O cinema além do glamour, no filme "Crepúsculo dos Deuses", de Billy Wilder

Degustação de café e bate-papo sobre afeto e cinema em Santos
Em conjunto as degustações será realizado um meetup com café e bate-papo sobre "Mapeamento afetivo e política cultural para o cinema santista". Onde acontecerá a troca de impressões sobre o afeto ao cinema realizado e propagado em Santos, e serão coletado dados para o aprimoramento do Mapa Cine Afetivo de Santos, outro projeto interdisciplinar co-realizado pelo Cineclube e LabCine, em parceria com a produtora Ricci Filmes.

O espectador que preferir vir para degustar café e já assistir ao filme da noite basta chegar a partir das 18h30, e ficar no Lounge “Café Lanterna”, também com degustações de café, feito em diferentes técnicas e harmonizados com sabores que dialogam com o filme exibido logo após. Para degustar o combo especial “Café Lanterna” é necessário fazer a reserva do combo com antecedência, pelo site https://www.sympla.com.br/ciclo-para-sempre-cinema__517847, deposito bancário ou no local, o valor do combo é de R$12,50. Mais informações pelo e-mail cinelanternamagica@gmail.com ou celular 13 98230-4599.

“A proposta é criar interações sensoriais do espectador com a linguagem e a estética das obras exibidas, usando como base o conceito de “Vazio” no cinema, mais conhecido em outras áreas de criação, como respiro visual ou na cultura japonesa como o ideograma “Ma”, explica Eduardo Ricci, cineasta e professor pesquisador responsável pelas ações do Cineclube e do LabCine.

O espectador poderá imergir no filme antes de assisti-lo pela primeira vez ou revê-lo de uma forma mais expandida. Esta é uma atividade realizada a partir de estudos sobre o afeto no cinema, desenvolvidos por professores e alunos integrantes do LabCine – Unisanta.


A Noite Americana
O filme “A Noite Americana”, vencedor do Oscar 1974 de melhor filme estrangeiro, relata as filmagens do longa "Je vous présente Pamela", que conta a história de uma jovem inglesa que troca o marido francês pelo sogro. Ferrand (François Truffaut) é o diretor, Alphonse (Jean-Pierre Léaud) o inseguro galã, Séverine (Valentina Cortese) a diva perto da aposentadoria e Julie (Jacqueline Bisset) a protagonista, Pamela, sempre à beira de um ataque de nervos. Parece um hospício, mas são os bastidores de um set de filmagem.



Próximas exibições
Serão exibidos também os filmes: (06/06) “Comer, Beber, Viver”, de Ang Lee (Taiwan, EUA, 1995) e (27/06) “Visages, Villages”, de Agnès Varda e JR (França, 2016).

Em julho haverá um intervalo no ciclo, devido a realização da 11ª edição do Cineme-se – Festival da Experiência do Cinema. A programação do segundo semestre será divulgada no final de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário