quinta-feira, 18 de abril de 2019

Ciclo Para Sempre Cinema


Cineclube estreia ciclo sobre amor ao cinema e à gastronomia

Para dar continuidade às celebrações de seus 20 anos de atividades e luta por um cinema cultural mais diverso e independente, o Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, realizará a partir de 25 de abril, o Ciclo “Para Sempre Cinema”, 19h, na Sala Maurice Legeard de Cinema. As sessões ocorrerão sempre em quintas intercaladas até novembro, com entrada franca. Será realizada uma pré-sessão com degustações de café, feitos em diferentes técnicas e harmonizados com sabores que dialogam com o filme exibido logo após. Para degustar o combo “Café Cine Degusta” é necessário fazer reserva pelo e-mail cinelanternamagica@gmail.com ou pelo celular 13 98230-4599. O valor do combo é de R$12,00. “A proposta é criar interações sensoriais do espectador com a linguagem e a estética das obras exibidas, usando como base o conceito de “Vazio” no cinema, mais conhecido como respiro visual ou na cultura japonesa como o ideograma “Ma”. O espectador poderá imergir no filme antes de assisti-lo pela primeira vez ou revê-lo de uma forma mais expandida. Esta é uma atividade realizada a partir de estudos sobre o afeto no cinema, desenvolvidos por professores e alunos integrantes do LabCine – Unisanta. É também uma base central para trabalharmos a construção do Mapa Cine Afetivo de Santos, outro projeto interdisciplinar que desenvolvemos no Cineclube, em parceria com a produtora Ricci Filmes”, afirma Eduardo Ricci, cineasta e professor pesquisador responsável pelas ações do Cineclube e do LabCine.

 

Na estreia do Ciclo (25/04) será exibido o filme “A Forma da Água”, de Guillermo del Toro, vencedor do Oscar 2018, de melhor filme. Conta uma história que se passa na década de 60, em meio aos grandes conflitos políticos e transformações sociais dos Estados Unidos da Guerra Fria, a muda Elisa (Sally Hawkins), zeladora em um laboratório experimental secreto do governo, se afeiçoa a uma criatura fantástica mantida presa e maltratada no local. Para executar um arriscado e apaixonado resgate ela recorre ao melhor amigo Giles (Richard Jenkins) e à colega de turno Zelda (Octavia Spencer). Serão exibidos também os filmes: (23/05) A Noite Americana”, de François Truffaut (França, Itália, 1973), (06/06) “Comer, Beber, Viver”, de Ang Lee (Taiwan, EUA, 1995) e (27/06) “Visages, Villages”, de Agnès Varda e JR (França, 2016). Em julho haverá um intervalo no ciclo, devido a realização da 11ª edição do Cineme-se – Festival da Experiência do Cinema. A programação do segundo semestre será divulgada no final de julho. Mais detalhes da programação no site: www.unisanta.br/cineclube.


Celebrações 20 anos de Cineclube Lanterna Mágica - Unisanta
Para ir além da tela desde 1999, o Cineclube realiza muito mais do que a simples exibição de filmes e debates sobre eles, fomenta a cultura do setor com atividades de pesquisas e práticas com vivências e análises das narrativas imersivas no cinema expandido, na gamificação, em realidade virtual e aumentada, sempre envolvendo alunos, professores e a comunidade de interessados em cinema. O projeto mais recente é o Mapa Cine Afetivo de Santos, iniciativa do pesquisador, cineasta e fundador do Cineclube, Eduardo Ricci. O mapeamento tem o objetivo de dar visibilidade ao cinema e suas histórias vividas e criadas na cidade de Santos, lançamento previsto para setembro deste ano.

Durante o ano inteiro acontecerão outras ações para celebrar as duas décadas de Lanterna Mágica. Em julho será a vez do 11° Cineme-se – Festival da Experiência do Cinema celebrar os 20 anos de criações do Cineclube, com uma programação especial sobre a mágica do movimento ilusório no cinema. O Festival acontecerá entre os dias 18 e 21 de julho, em Santos e São Paulo. Já em agosto começará o curso livre “Cinema Imersivo com Projeção Mapeada”, uma iniciativa da produtora Ricci Filmes para criar conteúdos usando a cidade como tela e cenário em tempo real, mais informações sobre o curso serão publicadas em breve na página da produtora, no Facebook (www.facebook.com/25riccifilmes).


Sobre o estudo do “Ma” (vazio em japonês) no cinema
O uso do “Ma” (vazio/espaço) aparece fortemente no cinema em filmes dos diretores Yasujiro Ozu, Takeshi Kitano e Hayao Miyazaki, com ênfase na montagem construtiva de algumas das suas obras. O “MA” é uma noção que não faz parte da lógica linear ocidental, mas daquela coordenada por relações - ele não se apresenta como conceito, porém, como um modus operandi vivo no cotidiano dos japoneses. Presente nas manifestações culturais japonesas, o “MA” possui múltiplas semânticas - uma delas é a do espaço de possibilidade e disponibilidade e outra é a de espaços intervalares, que desconstrói o pensamento dual e aposta na possibilidade de um espaço intermediário que pode ser concomitantemente as duas coisas. O LabCine desenvolve pesquisa sobre narrativas imersivas e usa como base esse modos operandi de trabalhar o espaço-tempo na imagem cinematográfica. Durante todo o ciclo análises serão realizadas a partir da harmonização do café com sabores surpresas e os filmes exibidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário