terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cineclube da Unisanta realiza seu 14º Encontro de Cinema




O 14º Encontro de Cinema da Unisanta, realizado pelo Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade, acontecerá entre 10 e 29 de outubro com diversas ações culturais que vão desde sessão para crianças, passando por uma mostra de videoarte e finalizando com um cine debate sobre o papel do audiovisual nos grandes eventos esportivos da década: a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Um presente aos cinéfilos e produtores de audiovisual da região no mês do cinquentenário do Complexo Educacional Santa Cecília. Todas as atividades acontecerão na sala Maurice Legeard de Cinema (bloco E, 5º andar, Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão, Santos/SP), com exceção do cine debate que será no Anfiteatro, no bloco D, 4º andar. Com entrada franca.

A programação começa nos dias 10 e 11, às 14h, com a Sessão Lanterninha. Uma tarde diferente e lúdica para crianças de 6 a 10 anos experimentarem o mundo da sétima arte por meio de curtas e jogos cooperativos. Já entre os dias 17 e 21, sempre às 10h e 19h, será realizada a mostra Rumos Itaú Cultural de Cinema e Vídeo, que retrata a imagem em movimento, que está em toda parte na vida contemporânea: telas, câmeras, projeções. Suprimidos os gêneros e os formatos, o audiovisual hoje não se traduz mais de forma pura e modelar. Exibido com exclusividade em Santos pelo Lanterna Mágica.

Para encerrar as atividades do Encontro, no dia 29, às 14h30, será realizado um cine debate sobre o tema “O audiovisual nos grandes eventos esportivos da década”. Para debater o tema, serão convidados todos os professores que lecionam sobre audiovisual nos cursos da FaAC – Unisanta. Antes do debate serão exibidos curtas sobre o tema.

Durante o período do Encontro de Cinema, o Projeto “Quarta Mágica no Lanterna”, que consiste num dia para sair da rotina com dois eventos de formação do olhar: à tarde tem a Sessão Construir Imagens, e à noite o Ciclo Cine Mochilão continuará normalmente com sua programação integrada ao evento.


O Encontro
O primeiro Encontro de Cinema da Unisanta aconteceu em 25 de maio de 1998, no dia em que completava um ano da morte do cineclubista Maurice Legeard. Para homenagear sua luta pela sétima arte, foi exibido um curta-metragem sobre as atividades do Clube de Cinema de Santos e da Cinemateca, dirigido por Eduardo Ricci. Logo após, ocorreu um debate com Gilberto Mendes, Argemiro Antunes, Elver Savietto, Juracy Silveira e Roberto Melchior. O tema do bate-papo foi o papel e a influência do cinema na produção artística de Santos. Nas outras edições do Encontro, foram debatidos temas como: cinema brasileiro, documentário, cinema como expressão cultural, ensino audiovisual, cinema infantil, entre outros. Esse evento deu origem ao Cineclube Lanterna Mágica, fundado em 24 de março de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário