segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Cinema Ao Cubo é uma pausa criativa para experimentar boas histórias

Em meio à correria da vida universitária, o Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta abre um espaço único para respirar, relaxar e colocar a criatividade em movimento e celebrar os 30 anos de carreira do jornalista e cineasta Eduardo Ricci. No próximo 7 de outubro, das 15h às 19h, acontece a sessão especial Cinema Ao Cubo, uma ação de extensão universitária do LabCine – Unisanta, pensada para quem ama cinema, jogos e experiências narrativas que expandem o olhar. Para participar basta chegar no horário, com entrada gratuita. O Cineclube fica no bloco E, 5° andar, da Unisanta.

A proposta nasce inspirada no conceito japonês de Yutori – a arte de desacelerar para saborear melhor o mundo. É nesse espírito que esta ação cultural mistura jogos de tabuleiro, narrativas interativas e a exibição de episódios marcantes da série Black Mirror, criando um espaço regenerativo para cuidar da mente e alimentar a imaginação.

 

PROGRAMAÇÃO

15h – Tarde de Jogos com Cinema
. Mesas com jogos de tabuleiro e recreativos para explorar narrativas coletivas, imaginação e expansão da consciência. Uma oportunidade de se reconectar com o lúdico e o prazer de jogar junto.

17h – Sessão Black Mirror + Debate
. Exibição de dois episódios que dialogam com temas profundos como finitude, memória e inteligência artificial:

- San Junipero (T. 03 /Ep. 04)

- Eulogy (T. 07 / Ep. 02)


Na sequência, um debate aberto conduzido pelo jornalista e cineasta Eduardo Ricci sobre as relações entre jogabilidade, narrativas imersivas e as inquietações trazidas pela série.

A experiência ainda se conecta com o podcast Cinapse Cast e os estudos do LabCine – Unisanta, mostrando como o cinema pode ser também um laboratório de ideias e de saúde mental.

 

Mais que uma ação cultural cine imersiva, Cinema Ao Cubo é um convite para desacelerar, jogar e se deixar atravessar por histórias que transformam. Uma tarde para provar que o cinema também pode ser um espaço de respiro, partilha e regeneração criativa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário