quinta-feira, 2 de março de 2023

24 ANOS DE LANTERNA MÁGICA CELEBRADOS NAS SESSÕES "CINEMA É VIAJAR"

Cineclube Lanterna Mágica da Unisanta 
celebra 24 anos com ciclo de turismo cinematográfico


O Cineclube Lanterna Mágica e o Sistema Integrado de Bibliotecas da Unisanta, em parceria com a produtora Ricci Filmes, realizam a Sessão “Cinema é Viajar – Ciclo de Turismo Cinematográfico”, com uma seleção de 17 filmes para abordar o turismo cinematográfico e suas conexões e convergências com a memória afetiva do espectador. De 9 de março a 6 de julho, as sessões acontecerão sempre às quintas-feiras, às 19h, salvo algumas exceções informadas na programação completa dos filmes. A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingresso com antecedência, bastando chegar no horário para ter acesso à Sala Maurice Legeard de Cinema, que fica no bloco E, 5.° andar – Unisanta, Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão, Santos/SP.

O ciclo de cinema sobre turismo cinematográfico é uma oportunidade para refletir sobre como o cinema pode inspirar viagens e incentivar o turismo em diferentes regiões do mundo e também como o cinema nos estimula a revisitar nossas memórias e formas de perceber o mundo. Além disso, os debates após as exibições serão mediados com apresentação do jornalista e cineasta Eduardo Ricci, que irá explorar as conexões entre cinema, turismo e cultura e explicar como esses elementos podem se complementar e enriquecer a experiência dos espectadores viajantes.

Estreia com “Que Horas Ela Volta?”



Em parceria com a Secretaria de Educação de Santos/SP, os alunos da Educação de Jovens e Adultos da rede pública de Santos participarão da estreia do ciclo de turismo cinematográfico, no dia 9 de março, às 19h, com a exibição do filme “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaerte. Uma sessão especial para também falar das lutas das mulheres na sociedade atual. A sessão é aberta ao público universitário e em geral também.

Turismo Cinematográfico e os 24 anos de Lanterna Mágica
A seleção dos filmes teve a curadoria do cineasta e jornalista Eduardo Ricci, coordenador do Cineclube. Ricci levou em consideração filmes que abordam o próprio cinema, as cidades como personagem, possibilitando ao espectador uma viagem dentro do filme, devido a seu bom roteiro e conjunto da obra, e sempre usando como base conceitos do turismo cinematográfico que é uma forma de viagem motivada por filmes, séries de televisão, documentários e outros programas de mídia que retratam destinos turísticos.

Para a sessão especial de celebração dos 24 anos de atividades culturais do Lanterna Mágica, foi escolhida a exibição do filme “A Ilha de Bergman”, de Mia Hansen-Løve, filme francês que aborda o cinema dentro do cinema e que se passa na ilha onde viveu o cineasta Ingmar Bergman, mostrando locais onde cenas foram filmadas pelo famoso diretor. Será uma oportunidade de conhecer os lugares favoritos dos personagens, ou explorar as paisagens icônicas que são retratadas nos mais importantes filmes de Bergman.

O espectador perceberá que turismo cinematográfico pode ser uma forma emocionante de explorar o mundo, viver suas histórias favoritas e descobrir como as paisagens internas dos diretores ganharam vida nas paisagens que vemos em seus filmes. Além disso, pode ser uma oportunidade para descobrir novos lugares, aprender sobre a cultura retratada na obra e criar novas memórias afetivas.

Mapa Cine Afetivo de Santos
A Sessão “Cinema é Viajar” faz parte dos estudos do LabCine-Unisanta, um dos parceiros de criação do Mapa Cine Afetivo de Santos, projeto que une o afeto urbano com a experiência do cinema. Criado pelo cineasta e jornalista Eduardo Ricci. É a partir das informações coletadas para o Mapa que surgiu a proposta do ciclo de turismo cinematográfico. A cidade de Santos tem um grande histórico de realizadores, amantes de cinema e de ser cenário para muitos filmes, séries e produções audiovisuais, isso tudo devido ao seu legado artístico, arquitetônico e sociopolítico na história brasileira.


Foto antiga dos Cines Iporanga 1, 2 e 3 

Como participar?
Basta chegar no horário da sessão e garantir seu lugar para degustar o filme. O cinéfilo que participar de 75% das sessões do Ciclo receberá uma declaração de participação, valendo como um curso livre de introdução sobre turismo cinematográfico e narrativa audiovisual. Saiba mais em nosso site e em nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube.

PROGRAMAÇÃO
Data: de 09/03 a 06/07
Dia: Quinta-feira
Horário: 19h
Local: Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta
Entrada Franca – 16 anos

Março
09/03 – Que Horas Ela Volta? (Brasil – 2015)
16/03 – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo (EUA – 2022)
24/03 – A Ilha de Bergman (FRA/ALE – 2021) > Sessão Especial 24 Anos de Cineclube
31/03 – Meia-Noite em Paris (ESP/EUA – 2011)

Abril
13/04 – Aftersun (EUA/ING – 2022)
20/04 – Elvis (EUA, 2022)
27/04 – Dirty Dancing (EUA – 1987)

Maio
04/05 – Imensidão Azul (FRA – 1988)
11/05 – Arábia (Brasil – 2017)
18/05 – Argentina, 1985 (Argentina – 2022)
25/05 – Dor e Glória (ESP, 2019)

Junho
01/06 – O Menu (EUA – 2022)
15/06 – A Árvore dos Frutos Selvagens (Turquia, França – 2018)
22/06 – Mais uma Página (África do Sul, 2017)
29/06 – De Onde Eu Te Vejo (Brasil – 2014)

Julho
06/07 – São Paulo S/A (Brasil – 1965)

INFOS | CONTATOS | REDES SOCIAIS
SITE: www.unisanta.br/cineclube
WhatsApp: (13) 98230-4599
E-MAIL: cinelanternamagica@gmail.com
INSTAGRAM: @cineclubelanternamagica
FACEBOOK: – www.facebook.com/cineclube.lanternamagica/
YOUTUBE: Cineclube Lanterna Mágica

Nenhum comentário:

Postar um comentário