quarta-feira, 11 de março de 2015

PROGRAMAÇÃO “O OLHAR DO OUTRO”

Cada coletivo escolheu um filme para abordar, tanto a temática da obra como as ações realizadas pelo grupo, será debatida também a economia criativa da Baixada Santista. O ciclo faz parte das atividades de estudo e pesquisa do LabCine Unisanta Transmídia, criado em março de 2014 para investigar a interação entre o cinema expandido e a cidade criativa.


24/03 - Coletivo convidado: El Encuentro
CUBA FELIZ (Cuba, França – 2000)  93min.
De Karim Dridi




Sinopse: Miguel Del Morales, conhecido como El Gallo, um dos mais queridos cantores populares de Cuba, atravessa o país do rum e dos charutos e mostra ao mesmo tempo sua música, dividindo o filme com artistas também muito talentosos, Cuba Feliz é um filme em que a alegria, orgulho e perseverança de uma gente muito musical estão em cada cena.


Veja o trailer: CUBA FELIZ

____________________________________________________________________________

01/04 - Coletivo Convidado: Clube do Choro
BRASILEIRINHO (Suiça, Brasil, Finlândia – 2005)  1h30min.
De Mika Kaurismaki


Sinopse: No final do século XIX, no Rio de Janeiro, os músicos pararam de compor e tocar no estilo europeu para misturar melodias europeias com ritmos africanos, gerando o choro. Aos poucos o gênero ganhou espaço nos salões de dança e nos palcos de teatro, sendo considerado a 1ª expressão musical da emergente classe média da cidade.

Veja aqui o trailer: BRASILEIRINHO

____________________________________________________________________________

08/04 - Coletivo Convidado: Olhar Caiçara - Curta Santos
CAPITALISMO - UMA HISTÓRIA DE AMOR (EUA – 2009)  2h07min.
De Michael Moore


Sinopse: Michael Moore apresenta uma análise de como o capitalismo corrompeu os ideais de liberdade previstos na Constituição dos Estados Unidos, visando gerar lucros cada vez maiores para um grupo seleto da sociedade, enquanto que a maioria perde cada vez mais direitos.

Veja aqui o trailer:CAPITALISMO  

____________________________________________________________________________


15/04 - Coletivo Convidado: Poetas Vivos
A LUZ PRODIGIOSA (Espanha – 2003)  95min.
De Miguel Hermoso


Sinopse: Um adolescente andaluz pastor pega um homem que atirou seus executores têm dado como morto, e ele busca refúgio em um asilo. Em 1980, o pastor voltou a encontrá-lo: agora um velho mendigo que anda pelas ruas de Granada. O velho pastor agora insiste em descobrir a identidade do tiro. Aos poucos, a investigação leva-o a vislumbrar o velho poderia ter sido uma pessoa importante antes da guerra.

Veja aqui o trailer: A LUZ PRODIGIOSA

____________________________________________________________________________

22/04 - Coletivo Convidado: Cineclube Maurice Legeard
FEBRE DO RATO (Brasil – 2012)  1h50min.
De Cláudio Assis



Sinopse: Zizo (Irandhir Santos) é um poeta inconformado e anarquista, que banca a publicação de seu tablóide. Em seu mundo próprio, onde o sexo é algo tão corriqueiro quanto fumar maconha, ele conhece Eneida (Nanda Costa). Zizo logo sente um forte desejo por Eneida, mas, apesar de seus constantes pedidos, ela se recusa a ter relações sexuais com ele. Isto transtorna a vida do poeta, que passa a sentir falta de algo que jamais teve.

Veja aqui o trailer: FEBRE DO RATO

____________________________________________________________________________

29/04 - Coletivo Convidado: Foto Clube São Vicente - O Frame
METRÓPOLIS (Alemanha – 1927)  2h33min.
De Fritz Lang



Sinopse: Os poderosos ficam na superfície, onde há o Jardim dos Prazeres, destinado aos filhos dos mestres. Os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Trabalhadores. Esta poderosa cidade é governada por um insensível capitalista cujo único filho, leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins.

Veja aqui o trailer: METRÓPOLIS

____________________________________________________________________________


06/05 - Coletivo Convidado: Percutindo Mundos
MACUNAÍMA (Brasil – 1969)  1h48min.
De Joaquim Pedro de Andrade



Sinopse: Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto deixa o sertão em companhia dos irmãos e vive aventuras na cidade. Macunaíma ama guerrilheiras e prostitutas, enfrenta vilões milionários, policiais e personagens de todos os tipos.

Veja aqui o trailer: MACUNAÍMA

____________________________________________________________________________


13/05 - Coletivo Convidado: Tescom
FESTIM DIABÓLICO (EUA – 1948)  1h20min.
De Alfred Hitchcock



Sinopse: Brandon (John Dall) e Philip (Farley Granger) matam David Kentley (Dick Hogan), um colega da escola preparatória, apenas para terem a sensação de praticar um assassinato e provar que conseguem realizar o crime perfeito. Para desafiar os amigos e a família, resolvem convidá-los para uma reunião no apartamento deles, onde colocam a comida em cima de um baú e dentro do mesmo está o corpo da vítima.

Veja aqui o trailer: FESTIM DIABÓLICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário