sexta-feira, 23 de março de 2012

Cineclube exibe documentário sobre a história do movimento estudantil

A União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) irá percorrer, durante dois meses, 12 municípios do Estado e 15 universidades para conhecer de perto a realidade local dos estudantes universitários paulistas e os principais desafios urbanos de seus municípios.

A maratona começa em Santos, dia 29 de março, e reservará uma boa parte do dia para apresentar um dos principais filmes de Silvio Tendler, “O afeto que se encerra em nosso peito juvenil”. O média-metragem será exibido no cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, e cumpre o objetivo de debater a história do movimento estudantil e, consequentemente, do Brasil.

 

SOBRE O FILME
O Afeto que se Encerra em Nosso Peito Juvenil resgata a memória do movimento estudantil, passando por diversos fatos marcantes da história brasileira, através de depoimentos de militantes e dirigentes de entidades representativas da classe, como Vladimir Palmeira, Rui César, Franklin Martins, e imagens de arquivo. O documentário conta  70 anos de história do movimento a partir de um ponto de vista focado na história política, cultural e social e faz um percurso cronológico sobre o período.

O filme faz parte do projeto “Memória do Movimento Estudantil”, que resgata a memória brasileira e inspira seus espectadores à reflexão sobre os rumos do Brasil, da América Latina e do mundo em desenvolvimento.

SOBRE O DIRETOR
Nascido no Rio de Janeiro em 1950, o cineasta é licenciado em História pela Universidade de Paris, e mestre em Cinema e História pela École des Hautes-Études/Sorbonne. Fez especialização em Cinema Documental Aplicado às Ciências Sociais no Musée Guimet/Sorbonne.
Tendler é detentor das três maiores bilheterias de documentários na história do cinema brasileiro: "O mundo mágico dos Trapalhões" (1,8 milhão de espectadores), "Jango" (um milhão de espectadores) e "Anos JK" (800 mil espectadores).

INFORMAÇÕES SOBRE O FILME
O Afeto que se Encerra em Nosso Peito Juvenil
Direção: Silvio Tendler
Ano: 2007
Tipo: Media metragem
Tempo de duração: 50 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário