sexta-feira, 28 de junho de 2013

A gastronomia como protagonista no cinema

Em todos os filmes produzidos, quase sempre existiram cenas com personagens comendo ou preparando alguma refeição, seja um sanduiche ou churrasco. No entanto, tiveram algumas cenas marcantes no cinema com a comida como a principal protagonista. Alguns exemplos são a cena da manteiga que é utilizada como artimanha de jogos eróticos em “O Último Tango em Paris”, e o beijo entre a cadela e o cão vira-lata por meio do entrelaço do espaguete em “A Dama e o Vagabundo”.
 

Mas essas produções não podem ser de fato, consideradas como “Filmes Gastronômicos”. Neste gênero os arcos têm como foco principal a comida e as suas relações sociais e antropológicas. Além desses fatores, eles apresentam sempre como cenário algum restaurante, lanchonete ou bar, onde seus protagonistas normalmente são um cozinheiro, garçom, barmen ou cliente. Já os vilões costumam ser os críticos culinários, pois mesmo na vida real eles têm o poder de fechar um restaurante, graças a uma ótima crítica sobre um prato que não foi de seu agrado.
 
Um mero exemplo deste gênero é a animação “Ratatouille”, que narra à história do rato Remy cuja parceria com o desastrado ajudante de cozinha Linguini, fazem o prato “Ratatouille” se tornar um sucesso em Paris. Mas eles têm a difícil missão de conquistar o paladar de um rigoroso crítico culinário. Mesmo não havendo este prato em nosso cardápio, o “II Cine Degusta Santos – Film Food Festival” ocorrerá entre 16 e 20 de julho, e contará com diversos pratos da gastronomia mexicana, francesa, italiana e portuguesa. Além do lançamento da websérie “Cine Degusta – Os Sabores e Suas Histórias”, na noite de 19 de julho e o workshop sobre “Fotografia de Comida”, dia 20.  Mais detalhes da programação podem ser conferidos no blog: www.saboresdocinema.blogspot.com Fique a vontade e deguste o melhor do cinema em nossos jantares!

Nenhum comentário:

Postar um comentário