segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Jogos, curtas, painéis com importantes profissionais do audiovisual brasileiro e muito mais

 Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta promove dois encontros

para expandir a experiência do cinema na Baixada Santista

O Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta promove, em novembro, duas programações independentes e complementares que celebram o cinema como arte, mercado e espaço de convivência criativa: a ação cultural Cinema ao Cubo e a 2ª Mostra Audiovisual Mercosul.

Reunidos em dias consecutivos, os eventos fortalecem a cena audiovisual da Baixada Santista, convidando público, estudantes e profissionais a vivenciar o cinema em múltiplas dimensões do assistir, jogar, debater, criar e refletir.

Cinema ao Cubo — Com jogos, curtas e painéis sobre fazer e pensar cinema

No dia 11 de novembro, o Cinema ao Cubo ocupa o Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta com uma proposta de imersão no cinema como linguagem, prática e espaço de convivência criativa. Inspirado no conceito japonês de Yutori, que propõe criar pausas conscientes para ampliar a percepção, o encontro articula três experiências: jogos narrativos, exibição de curtas e conversas com profissionais do setor.

A programação começa com uma sessão de jogos de tabuleiro relacionados a narrativa e imaginação (O Melhor do Cinema, Mysterium e Maha Lilah), seguida de uma mostra de curtas. Na sequência de forma presencial e online, dois painéis discutem o fazer audiovisual no Brasil hoje, conectando criação, circulação e políticas públicas.

 

 

 

 

CINE DEBATE - FAZER E PENSAR CINEMA AGORA

Painéis com convidados online e público presencial, no Cineclube Lanterna Mágica - Unisanta

 No primeiro painel, o cineasta Duanne Buss compartilha sua trajetória entre cinema autoral, televisão e publicidade. Com passagem por produções de José Joffily, Tizuka Yamasaki e Luís Carlos Lacerda, além de longa atuação como diretor de imagem na TV Globo e reality shows, Buss estreia como diretor de longa-metragem com “Água na Boca”, obra que cruza relações afetivas, memória e culinária em um espaço isolado. Ele fala sobre os caminhos do cinema independente, escolhas de produção e os desafios de realizar projetos para o audiovisual.

Cena do filme “Água na Boca”, de Duanne Buss

. . .

 Na segunda mesa, o documentarista e diretor da Ancine Paulo Alcoforado aborda processos criativos e políticas para o audiovisual. Um dos formuladores dos programas DOCTV Brasil, DOCTV CPLP e DOCTV América Latina, Alcoforado discute como o lugar do documentário no ecossistema audiovisual contemporâneo expande nosso processo criativo, criando e participando de redes públicas de produção e difusão nas narrativas do Sul global.

Paulo Alcoforado (de camisa branca e calça verde), participando
de cine debate na Sala Maurice Legeard de Cinema, em 2002.

As mediações serão realizadas por estudantes do LabCine – Unisanta, integrando formação universitária e prática de curadoria, sob a coordenação do professor Eduardo Ricci. Os painéis serão gravados e posteriormente publicados no Cinapse Cast e no canal do cineclube no YouTube.

11/11 — Programação do Cinema Ao Cubo — Entrada Gratuita

15h00 — Jogos narrativos (O Melhor do Cinema, Mysterium, Maha Lilah)

16h30
— Exibição de curtas do Segunda Mostra Audiovisual Mercosul

18h00
— Painel: Cinema independente e seus desafiosDuanne Buss

19h00
— Painel: Processo criativo em documentárioPaulo Alcoforado

. . .



2ª Mostra Audiovisual Mercosul — 12/11

Em continuidade às ações dedicadas a discutir o cinema como linguagem, prática e política cultural, no dia seguinte ao Cinema ao Cubo o Cineclube Lanterna Mágica recebe a 2ª Mostra Audiovisual Mercosul. A programação destaca obras recentes da região, discutindo circulação, diversidade narrativa e os caminhos para fortalecer produções sul-americanas no cenário contemporâneo.


De onde você é?, dir.  Juan Cristiani (Uruguai, 2 min 30 seg, 2023, 6 anos)
 

A 2ª Mostra Audiovisual Mercosul inclui exibição de curtas-metragens selecionados de países do Mercosul (lista completa publicada no site www.unisanta.br/cineclube) e um cine debate aberto sobre integração audiovisual, políticas públicas regionais e perspectivas da cooperação cultural no Mercosul. A proposta é aproximar o público da produção contemporânea, estimular diálogos internacionais e fortalecer o ambiente criativo da região. 


Dois Riachões: cacau, dirs. Fellipe Abreu e Patrícia Moll (Brasil, 11’, 2021, Livre)

12/11 - Programação 2ª Mostra Audiovisual Mercosul — Entrada Gratuita

15h00 — Abertura da Mostra > Breve panorama das produções que serão exibidas

15h15 — Sessão de curtas Segunda Mostra Audiovisual Mercosul
. Exibição de curtas selecionados dos países do Mercosul

17h — Cine Debate: Cinema regional, políticas culturais e o Mercosul
Com o público presente e com mediação do jornalista e cineasta Eduardo Ricci


Realizadas de forma independente, mas dialogando entre si, as duas ações culturais formam um eixo de reflexão e formação para quem vive o cinema, seja como público, criador ou pesquisador. As atividades também marcam os 130 anos do cinema e celebram 30 anos de trajetória do jornalista e cineasta Eduardo Ricci, coordenador do cineclube e articulador de iniciativas de cultura audiovisual na Baixada Santista. 

O Cinema ao Cubo é uma ação conjunta do Cineclube Lanterna Mágica, Sistema Integrado de Bibliotecas da Unisanta e da produtora Ricci Filmes, com apoio cultural da Vídeo Paradiso e nesta edição da Fox Press Assessoria de Comunicação. Já a 2ª Mostra Audiovisual Mercosul é uma realização do Ministério da Cultura do Brasil.