quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Palestra sobre fotografia urbana foca o flanar nas esquinas do mundo


Os segredos da fotografia urbana estão nos pequenos detalhes, e é sobre esses segredos que o jornalista e fotógrafo Eduardo Ricci, falará em sua palestra “Attimo – Instantes ao vento”, que será realizada dia 18 de agosto, às 16h, na Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340, Vila Matias, Santos/SP). O evento é uma realização do Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, em parceria com o Fórum da Cidadania e Cultura de Santos em comemoração ao dia da fotografia. A participação é gratuita, mas é necessário fazer inscrição com antecedência pelo telefone 13 3221-2034 ou pelo e-mail: contato@forumdacidadania.org.br.


Flanar
A palestra tem como foco a experiência de flanar e fotografar instantes inesperados no ambiente urbano, sem querer controlar todas as técnicas, deixando que o momento surja naturalmente. Ricci abordará o tema a partir de sua prática na realização do ensaio vídeo fotográfico “Verticidades”, no qual o autor desenvolve uma pesquisa sobre o flanar nas esquinas, que são um intervalo de acessos e escolhas nos vértices das cidades. O receptivo no viajar e o turismo de experiência também estão entre os temas a serem abordados, sempre integrados à experiência da fotografia urbana.

Palestrante – Eduardo Ricci
Ricci trabalha com cinema e fotografia desde 1995, é jornalista e videomaker. Já realizou quatro curtas-metragens, três exposições fotográficas com colagens e videoinstalação, coordena o Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta (Santos/SP) desde 1999, é diretor do CINEME-SE – Bienal da Experiência do Cinema, evento realizado em parceria com o Sesc Santos, desde 2004. Leciona cinema e vídeo no curso de Artes Visuais da Unisanta e na Ong. Fórum da Cidadania e Cultura de Santos. Desenvolve trabalhos audiovisuais a partir do cinema como prática social, com crianças e deficientes visuais. Realiza, desde 2008, o projeto Verticidades, que consiste num ensaio vídeo fotográfico sobre esquinas de cidades nacionais e internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário