terça-feira, 21 de março de 2023

Cinema e afeto dão sabor aos 24 anos de Cineclube Lanterna Mágica - Unisanta

 Exposição e sessão especial celebram os 

24 anos do Cineclube Lanterna Mágica - Unisanta



Abertura do Ciclo "Cinema É Viajar - Turismo Cinematográfico"

Para celebrar seus 24 anos de luta por um cinema expandido além da tela e plural, o Cineclube Lanterna Mágica em parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas da Unisanta e a produtora Ricci Filmes, realizam uma sessão especial com a exibição do filme “A Ilha de Bergman”, de Mia Hansen-Løve, e com a abertura da exposição fotográfica “Santos Cine Afetiva”, às 19h, desta sexta-feira, 24 de março, na Sala Maurice Legeard de Cinema, sede do Cineclube que fica no Bloco E, 5° andar, da Unisanta. Entrada gratuita pela Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão, Santos/SP. Para participar basta chegar no horário para garantir seu lugar e degustar pipoca com bom cinema.

A Ilha de Bergman
Filme francês que aborda o cinema dentro do cinema e que se passa na ilha onde viveu o cineasta Ingmar Bergman, mostrando locais onde cenas foram filmadas pelo famoso diretor. Será uma oportunidade de conhecer os lugares favoritos dos personagens, ou explorar as paisagens icônicas que são retratadas nos mais importantes filmes de Bergman. O filme trás também um debate sobre o relacionamento entre casais e sua vida profissional.

Ciclo “Cinema é Viajar – Ciclo de Turismo Cinematográfico”
Com uma seleção de 17 filmes para abordar o turismo cinematográfico e suas conexões e convergências com a memória afetiva do espectador, o Ciclo comeu em 9 de março e vai até 6 de julho, as sessões acontecem sempre às quintas-feiras, às 19h, salvo algumas exceções informadas na programação completa dos filmes.

O ciclo de cinema sobre turismo cinematográfico faz parte dos estudos e práticas do LabCine – Unisanta que traz uma oportunidade aos alunos e visitantes para refletirem sobre como o cinema inspira viagens e o turismo cultural em diferentes regiões do mundo. Além disso, os debates após as exibições serão mediados com apresentação do jornalista e cineasta Eduardo Ricci, que irá explorar as conexões entre cinema, turismo e cultura. Uma extensão universitária para expandir a experiência do cinema que enriquece o imaginário dos espectadores viajantes.

Exposição Fotográfica “Santos Cine Afetiva”
A Exposição é uma ação cultural integrada com a criação do Mapa Cine Afetivo de Santos, projeto que une o afeto urbano com a experiência do cinema, criado pelo cineasta e fotojornalista Eduardo Ricci. As fotos expostas fazem parte dos estudos da cine cartografia do afeto urbano junto das vivências dos participantes do CineTour Afetivo. Há também os instantes registrados durante produções audiovisuais realizadas em Santos e que fazem parte do acervo da Santos Film Comission de Santos. Para esta primeira edição pocket foram convidados os fotógrafos: Arthur Scovino, Nilo Piccoli, Rodolfo Mendes e Julie Carvalho. Todos mergulharam pelo cinema que habita a Cinelândia Santista e o Centro Histórico de Santos. A cidade tem um grande histórico de realizadores, amantes de cinema e de ser cenário para muitos filmes, séries e produções audiovisuais, isso tudo devido ao seu legado artístico, arquitetônico e sociopolítico na história brasileira.

Como participar?
Basta chegar no horário da sessão e garantir seu lugar gratuitamente para degustar o filme. O cinéfilo que participar de 75% das sessões do Ciclo receberá uma declaração de participação, valendo como um curso livre de introdução sobre turismo cinematográfico e narrativa audiovisual. Saiba mais em nosso www.unisanta.br/cineclube e em nossas redes sociais: @cineclubelanternamágica.

>> PROGRAMAÇÃO
Data: de 09/03 a 06/07
Dia: Quinta-feira
Horário: 19h
Local: Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta >> Entrada Franca – 16 anos

Março
09/03 – Que Horas Ela Volta? (Brasil – 2015)
16/03 – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (EUA – 2022)
24/03 – A Ilha de Bergman (FRA/ALE – 2021) > Sessão Especial 24 Anos de Cineclube
31/03 – Meia-Noite em Paris (ESP/EUA – 2011)

Abril
13/04 – Aftersun (EUA/ING – 2022)
20/04 – Elvis (EUA, 2022)
27/04 – Dirty Dancing (EUA – 1987)

Maio
04/05 – Imensidão Azul (FRA – 1988)
11/05 – Arábia (Brasil – 2017)

12/05 – Sócrates (Brasil – 2018)
18/05 – Argentina, 1985 (Argentina – 2022)
25/05 – Dor e Glória (ESP, 2019)

Junho
01/06 – O Menu (EUA – 2022)
15/06 – A Árvore dos Frutos Selvagens (Turquia, França – 2018)
22/06 – Mais uma Página (África do Sul – 2017)
29/06 – De Onde Eu Te Vejo (Brasil – 2014)

Julho
06/07 – São Paulo S/A (Brasil – 1965)

 

INFOS | CONTATOS:
SITE: 
www.unisanta.br/cineclube
WhatsApp: (13) 98230-4599
E-MAIL: cinelanternamagica@gmail.com
INSTAGRAM: 
@cineclubelanternamagica
FACEBOOK: 
www.facebook.com/cineclube.lanternamagica/
YOUTUBE: 
Cineclube Lanterna Mágica


Nenhum comentário:

Postar um comentário