quarta-feira, 17 de março de 2021

22 Anos de Puro Desejo!

Economia do desejo no cinema é tema de
celebração dos 22 anos de Cineclube Lanterna Mágica

“Tudo o que desejamos e não temos é o que mais nos alimenta”. É sobre essa vontade de possuir e pertencer que será realizado o Cinapse Cast Especial, uma celebração dos 22 anos de Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília. O programa acontecerá ao vivo, no dia 24 de março, às 17h30, com interações cine imersivas na página www.facebook.com/cineclube.lanternamagica.

A economia do desejo no cinema é o tema a ser abordado de forma criativa e imersiva durante o videocast que será transformado também em podcast. A frase que abre esta matéria é da psicóloga Márcia Atik, amiga do cineclube há muitos anos, representando aqui os espectadores.  O especial é uma produção da equipe do LabCine – Unisanta que é integrado por Ana Clara Durazzo, Julia Abal, Luiz Fernando Zuffo, Ronaldo Junior, Shadiya Becker e Vitoria Felipe, em sua maioria alunos de cursos da Unisanta e convidados, com a coordenação do jornalista e cineasta Eduardo Ricci, criador do cineclube. 

Sessão Cine Imersiva, no Cineclube Lanterna Mágica

Jornada de loucos por cinema

22 é um número tão simbólico que até virou nome de personagem no filme “Soul”, da Pixar. Por sinal e não por acaso, um belíssimo filme sobre jornada, assim como esta que celebra o Cineclube Lanterna Mágica. Outra jornada importante é a do Louco no Tarô, em seus 22 arcanos maiores, onde ele habita como o número 0. Nada mais perfeito para comparar com um criador ou frequentador de cineclube, afinal viver de amor ao cinema e criar um cineclube, num país mágico como o Brasil, só pode ser coisa de louco. Sim, loucos pela vida, loucos de desejo ou até mesmo loucos por cinema.   

Um filme jamais termina quando a tela fica preta ou branca, sempre continua em nosso imaginário, ruminando nossos medos e desejos por se fazer existir. Nada dá mais prazer a um cineclubista do que um bom e franco bate-papo, quando termina um filme devastador de certezas. Nem todos querem falar, mas amam escutar as impressões de outros que se aventuram a continuar o mergulho nos meandros da obra-prima em debate.  

Desse desejo, nasceu o Lanterna Mágica, dentro de uma universidade com nome da Santa padroeira da música. Sim, Santa Cecília cuida de uma parte que é essencial ao cinema, a paisagem sonora, a melodia e a arte de dar ritmo aos nossos anseios de ver além do aqui e agora. Nesses 22 anos muitos realizadores e sonhadores passaram pela Sala Maurice Legeard de Cinema, um espaço-tempo onde acontecem algumas das peripécias cinematográficas do cineclube. Aliás, esta sala completa, em 24 de setembro deste ano, seus 20 anos de criação. Mesmo numa época de tantas perdas e dores, o Lanterna Mágica faz questão de reverenciar e celebrar a glória criativa que habita a alma humana. 

Asas do Desejo, de Win Wenders

Conectando desejos 

O Cinapse Cast é uma produção do Cineclube Lanterna Mágica e correalização da Ricci Filmes – Produtora da Experiência do Cinema. A segunda temporada estreará em 15 de abril, mas o Especial de 22 anos de Lanterna Mágica acontecerá ao vivo, será gravado e depois estará também disponível nas principais plataformas de podcast e videocast. 

Esta ação faz parte das pesquisas e estudos sobre narrativas imersivas e o cinema expandido. Ações que também darão origem ao aplicativo “Mapa Cine Afetivo de Santos”, que abordará de forma interativa a cidade de Santos e seu grande histórico de realizadores, amantes de cinema e seu potencial de cidade cenário para muitos filmes e séries. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário