quinta-feira, 4 de setembro de 2014

MOSTRA PARADISO

A Mostra Paradiso busca ilustrar estes últimos 15 anos da Vídeo Locadora Paradiso, que incluem a parceria com o Cineclube Lanterna Mágica. Onde nossa parceria possui um valor inestimável, oferecendo esse contato direto com o público em relação à sétima arte, mostrando e discutindo filmes, e sempre percebemos que isso é uma aspiração de parte do público de vídeo. A seleção destes filmes tenta exemplificar a variedade de bons títulos que marcaram este período, que representam, de forma marcante, algumas das facetas do acervo da locadora. Você que é fã de cinema venha participar toda quarta-feira às 19h de 24/09 a 19/11 no Cineclube Lanterna Mágica. A seleção e os comentários dos filmes foram feitos pelo Marcelo Datoguea, proprietário da Paradiso... Confira a lista e venha prestigiar a Mostra!!!


24/09 > Quase Famosos (Almost famous) (EUA / 2000


           
Direção: Cameron Crowe
Elenco: Patrick Fugit, Billy Crudup, Kate Hudson, Frances McDormand, Jason Lee, Philip Seymour Hoffman, Anna Paquin, Zooey Deschanel, Jimmy Fallon

COMENTÁRIO: Essa delícia de filme que mistura personagens verídicos com ficcionais é um dos melhores representantes da música moderna no cinema. É um Road Movie musical, com sacadas sérias e cômicas, sobre o Rock anglo-americano dos anos 70. A utilização de canções existentes é impecável, além das ótimas músicas compostas para a banda fictícia Stillwater. De quebra, envolve o amadurecimento do personagem principal, jovem aspirante a escritor musical, baseado na própria experiência do diretor.

CONEXÃO: Um filme que apresenta muito para se inspirar e se identificar; no caso, a forte presença destes estilos de música entre parte das pessoas da nossa cidade, desde aquela época; o que me inclui, junto com grandes círculos de amizades, na infância e adolescência.


01/10 > As confissões de Schmidt (About Schmidt) 
(EUA / 2002)



Direção: Alexander Payne
Elenco: Jack Nicholson, Kathy Bates, Hope Davis, Dermot Mulroney, June Squibb

COMENTÁRIO: Sempre procuro perceber a qualidade do trabalho do Diretor de um filme, mas a confirmação vem pela sequência deles. É o caso de Alexander Payne, um dos melhores diretores americanos em atividade. Poderia ter incluído qualquer um de seus filmes, como “Sideways – Entre umas e outras” ou o recente “Nebraska”. Na sua obra, se destaca a abordagem dos personagens maduros ou idosos, o que por si só já é revolucionário, numa era de culto à juventude. A trajetória de um recém-aposentado talvez seja o melhor trabalho de Jack Nicholson, que levou o Globo de Ouro. O final é um exemplo da emoção que aflora das coisas simples e inesperadas, típico de Payne. Filme essencial na definição de “dramédia”, neste século.

CONEXÃO: Nem é preciso dizer que a nossa cidade conta com forte presença de idosos e aposentados e o filme mostra as várias idiossincrasias destas pessoas.



08/10 > Adeus, Lenin! (Good bye Lenin!) 
(ALEMANHA / 2003)



Direção: Wolfgang Becker
Elenco: Daniel Brühl, Katrin Sass, Chulpan Khamatova, Florian Lukas, Alexander Beyer

COMENTÁRIO: Esta “dramédia” estilo europeu é certeira ao mostrar de forma humanizada as relações políticas, num momento emblemático da transformação do Mundo, o finalzinho dos anos 80. É sempre interessante observar os países da Cortina de Ferro, antes da queda do Muro de Berlim, aqui a própria Alemanha Oriental, ainda separada. Na verdade, é um olhar posterior a essa realidade, mas vale citar que existem muitas boas produções destes países, feitas durante seus regimes ditatoriais. Esta é uma história recheada de alusões e referências, onde prevalece a relação de amor e respeito entre filho e mãe, sob condições inesperadas, mesmo com suas diferenças geracionais, ideológicas e culturais.

CONEXÃO: Traço um óbvio paralelo entre as mudanças mostradas na película e a transformação de Santos, de “cidade vermelha” – e forte culturalmente – a uma comunidade bem mais conservadora, mas diferentemente do reflorescimento daqueles países, apresentando alguns retrocessos de postura.



22/10 > Clube da Lua (Luna de Avellaneda) 
(ARGENTINA, ESPANHA / 2004)



Direção: Juan José Campanella
Elenco: Ricardo Darín, Eduardo Blanco, Mercedes Morán, Valeria Bertuccelli, Silvia Kutica

COMENTÁRIO: A Argentina tomou a ponta do cinema latino-americano, com filmes de qualidade e que agradam ao público mais esclarecido. Este não é o vencedor ou o indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro, mas é uma das grandes parcerias de Campanella e Darín. A proximidade maior de toda essa produção latina sempre foi com o cinema europeu, mas este é um dos exemplos que aponta um estilo próprio. Entre situações leves e cômicas em torno de um clube social em decadência, o filme escancara a melancolia da mudança dos tempos. É um olhar afetuoso sobre as perdas consequentes de opressões, como as financeiras. Maravilhoso exemplo de realidades pessoais e localizadas que se transformam em universais.

CONEXÃO: Dentre todos os filmes desta mostra (e dentre os estrangeiros, nos últimos tempos) é o que vejo como o de ligação mais direta com a nossa cidade. A transformação, às vezes dolorosa, de uma cidade e seus costumes, seja pela especulação imobiliária ou pela implacável passagem do tempo.



29/10 > A vida dos outros (Das Leben der Anderen) 
(ALEMANHA / 2006)



Direção: Florian Henckel  von Donnersmarck
Elenco: Ulrich Mühe, Sebastian Koch, Martina Gedeck, Ulrich Kutur, Thomas Thieme

COMENTÁRIO: Outra produção que enfoca a ex Alemanha Oriental, especificamente na sua falta de liberdade para as pessoas que deveriam ser as mais criativas. Ficamos comovidos com a descoberta de outras maneiras de pensar e viver pelo principal agente da polícia secreta, que espiona um diretor de teatro; sua admiração por este traz dilemas que terá que resolver. Interessante a colocação da eficiência dos alemães, que faziam “todos os documentos em 3 vias” e seu impecável arquivamento. Impressionou uma obra espetacular ser conduzida por um diretor estreante, que ainda faturou o Oscar de Filme Estrangeiro.

CONEXÃO: A ditadura militar brasileira, obviamente mudando-se a postura, em relação à socialista alemã, da esquerda para a direita. Especificamente a censura, sempre forte na nossa cidade.



05/11 > Casamento Silencioso (Nunta muta) 
(ROMÊNIA, LUXEMBURGO, FRANÇA / 2008)



Direção: Horatiu Malaele
Elenco: Meda Andreea Victor, Alexandru Potocean, Valentin Teodosiu, Luminita Gheorghiu

COMENTÁRIO: Este filme integra uma seleta lista de histórias passadas em guerras ou ditaduras, que se iniciam de forma leve para ir assumindo um tom mais sombrio. Aqui é a Romênia subjugada pelo comunismo soviético, nos anos 50. É traçado um perfil dócil e até indolente dos moradores de uma vila. Considero um dos filmes mais importantes da chamada New Wave romena, e até incluo outros países vizinhos, todos com pouca produção cinematográfica. Mas é justamente por isso que acho essencial conhecermos o cinema desse tipo de procedência, que nos traz uma experiência mais rara.

CONEXÃO: Além de ser mais um paralelo de repressão política, é interessante ver a fragilidade de um povo, que poderia ser o nosso. Mas a conexão mais direta que faço com estes filmes de locais com produção menor é o fato da Vídeo Paradiso sempre contemplar no acervo o maior número possível de países, dentro do que é lançado no mercado brasileiro.



12/11 > As neves do Kilimanjaro (Les neiges Du Kilimandjaro) 
(FRANÇA / 2011)



Direção: Robert Guédiguian
Elenco: Jean-Pierre Darroussin, Ariane Ascaride, Gérard Meylan, Marilyne Canto, Grégoire Leprince-Ringuet, Anaïs Demoustier

COMENTÁRIO: Este filme representa a ponta oposta no volume de produções cinematográficas, que é a França, o maior polo (depois de EUA e Inglaterra), incluindo coproduções. É ambientado num grupo de pessoas da cidade de Marselha, ligadas ao seu porto. Entre problemas causados por corte de empregados portuários e um assalto sofrido pelos personagens centrais, a trama habilmente ressalta as relações familiares e de amizade. Muito bom também o estudo da crise de consciência e consequências. Mas tudo é encarado num tom leve, porém maduro.

CONEXÃO: Foi muito difícil escolher um filme francês entre tantas pérolas destes 15 anos. Mas a ligação aqui é o porto, tão essencial à nossa cidade e com seus trabalhadores tão prejudicados, neste mesmo período.




19/11 > A vida secreta de Walter Mitty (The secret life of Walter Mitty) 
(ESTADOS UNIDOS / 2013)



Direção: Ben Stiller
Elenco: Ben Stiller, Kristen Wiig, Jon Daly, Kathryn Hahn, Adam Scott, Terence Bernie Hines, Sean Penn, Shirley MacLaine

COMENTÁRIO: Encerrando a Mostra com uma produção bem recente, também aproveitei para chamar a atenção de alguns que viram a cara para ela, principalmente em função da pessoa que a capitaneou, Ben Stiller. Na verdade, Stiller como diretor fez comédias interessantes, mas foi aqui o seu ponto alto: é um trabalho dedicado e com ternura. É o veículo ideal para integração com a música, essa história de um cara tímido e sonhador, com suas “trips” mentais, julgando seu trabalho numa grande revista de pouca importância e que se atira ao Mundo para descobri-lo e a si mesmo. Além de ter boas participações do elenco, com destaque para a fulminante presença (e ausência, na maior parte do filme!) de Sean Penn, utiliza paisagens sensacionais e incomuns, como a Groenlândia.

CONEXÃO: Esse clima aventureiro, da busca, acaba sendo um pretexto para eu provocar uma reflexão sobre este espírito de partir para outras terras, presente em tantos santistas. Seja por vontade própria ou por necessidade profissional, esta evasão de “grandes cabeças” tem sido constante e até avassaladora, para muitos que ficam e assistem seus entes queridos se afastarem.



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