Vídeo-Debate com a projeção de "BUDRUS"
Documentário de Julia Bacha
O filme, de 80 minutos, vencedor de mais de 15 prêmios internacionais, dá visibilidade ao movimento pacífico de um pequeno vilarejo denominado Budrus, situado entre a Cisjordânia e Israel, contra a construção de um muro polêmico que separa palestinos e israelenses. Movimento este que uniu judeus e árabes muçulmanos, um exemplo singelo de que a paz é possível.
BUDRUS foi premiado em prestigiados festivais: Festival de Berlim e Festival de New York. "Acredito no cinema como ferramenta para transformar a realidade", diz Julia, que atualmente vive entre Nova York e Jerusalém. A diretora trabalha para a Just Visions, organização de apoio a projetos pacíficos de árabes muçulmanos e judeus israelenses que trabalham juntos pelo fim da ocupação dos territórios palestinos e dos conflitos na região. "A mídia dá muito espaço para a violência, quando é o movimento civil e desarmado que está promovendo a grande revolução pela paz no Oriente Médio", acredita a cineasta brasileira.
O cinema engajado de Julia cumpriu seu objetivo, dando notoriedade ao vilarejo de Budrus e ao líder do movimento, Ayed Morrar, hoje à frente da organização The Olives Revolution, que luta sem armas contra a expansão dos assentamentos judaicos em território palestino. "Morrar lançou e conseguiu juntar grupos de resistência pacífica de norte a sul de Israel, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza", diz. "Muitos querem se envolver, mas não sabem como fazer isso de forma construtiva. Quando conhecem a história de palestinos e israelenses unidos pela paz, encontram o caminho. Então, o filme tem gerado um engajamento muito grande
data: 15 de maio hora: 19h30 Local: Estação da Cidadania - Avenida Ana Costa 340
Nenhum comentário:
Postar um comentário