terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Comaçam as filmagens do primeiro filme sobre a revolução egípcia

"El midaan" ou a "A Praça", cuja filmagem acaba de começar, relata a experiência real do cirurgião egípcio de fama internacional Tareq Helmi e como a revolução mudou sua vida, segundo disse à Agência Efe o cineasta Magdi Ahmed Ali, diretor do filme.

O doutor Helmi nunca se interessou por política e nem sequer acompanhava de perto os protestos, que começaram no dia 25 de janeiro em Tahrir, no Cairo, para pedir a renúncia do regime de Hosni Mubarak. A "quarta-feira negra", um dia violento dos protestos, foi uma reviravolta na vida de Helmi e quando manifestantes pró Mubarak feriram os manifestantes contrários ao presidente, o que resultou em dezenas de vítimas.


Aquele dia, sua filha tinha telefonado da praça para pedir ajuda médica urgente para os diversos manifestantes que tinham sofrido ferimentos nos choques. O médico foi até o local pensando que iria atender alguns feridos e voltar para casa, mas acabou passando duas semanas na praça, até o último dia dos protestos.

Durante o período, teve que interferir algumas vezes entre os manifestantes para acalmar os ânimos, socorrer feridos por balas e buscar ambulâncias para transferir os que estavam em estado grave aos hospitais.


Leia mais sobre o filme no site: http://cinema.uol.com.br/ultnot/efe/2011/02/22/primeiro-filme-sobre-revolucao-egipcia-relata-historia-real-de-um-medico.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário