quinta-feira, 26 de março de 2015

Clube do Choro no Ciclo de Cinema

Fundado em abril de 2002, o Clube do Choro é uma associação sem fins lucrativos, que desenvolve inúmeras ações culturais. Busca preservar as tradições e difundir o choro, estilo musical de caráter genuinamente brasileiro, apreciado em todo o mundo.



Os filmes escolhidos pelo coletivo foram: curta Bando de Chorões (Brasil, 2010) de Geraldine Rodrigues, Larissa Lima, Sergio dos Santos e Tatiana de Oliveira. E Brasileirinho (Suiça, Brasil –2005) De Mika Kaurismaki.


Sinopse: Bando de Chorões é um documentário que trata da história do Choro, o curta será exibido antes do filme "Brasileirinho".



Sinopse: No final do século XIX, no Rio de Janeiro, os músicos pararam de compor e tocar no estilo europeu para misturar melodias europeias com ritmos africanos, gerando o choro. Aos poucos o gênero ganhou espaço nos salões de dança e nos palcos de teatro, sendo considerado a 1ª expressão musical da emergente classe média da cidade

Veja aqui o trailer: Brasileirinho


quinta-feira, 19 de março de 2015

16 ANOS EXPERIMENTANDO CINEMA

_________

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR...
_________


_______________ 



_______________ 

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR...
_______________ 

 
 
 
 
 

segunda-feira, 16 de março de 2015

Ciclo de cinema estréia com "El Encuentro"

A estréia do ciclo de cinema "O Olhar do Outro", acontecerá no próximo dia 24 de março, às 19h, na sala Maurice Legeard de Cinema (bloco E, 5º andar, Unisanta). O coletivo convidado é o "El Encuentro", que fará uma apresentação com músicas latino americanas, logo após a exibição do documentário “Cuba Feliz” (Cuba, 2000), de Karim Dridi. Com entrada franca.


"El Encuentro" foi criado em 2013 por Alice Mesquita (voz e violão), Adinan Moraes (voz e violão), Manolo Pio (percussão) e Bira (baixo) 


CUBA FELIZ conta a história de El Gallo, um dos mais queridos cantores populares de Cuba, que atravessa o país do rum e dos charutos e mostra ao mesmo tempo sua música, dividindo o filme com artistas também muito talentosos, Cuba Feliz é um filme em que a alegria, orgulho e perseverança de uma gente muito musical estão em cada cena.


Assista aqui o trailer: CUBA FELIZ




A programação segue com os coletivos convidados e seus filmes: 
01/04 - “Brasileirinho” (coletivo: Clube do Choro), 08/04 - “Capitalismo – Uma História de Amor” (coletivo: Olhar Caiçara), 15/04 - “A Luz Prodigiosa” (coletivo: Poetas Vivos), 22/04 - “Febre do Rato” (coletivo: Cineclube Maurice Legeard), 29/04 - “Metrópolis” (coletivo: O Frame), 06/5 - “Macunaíma” (coletivo: Percutindo Mundos) e 13/5 – “Festim Diabólico” (coletivo: Tescom).

quarta-feira, 11 de março de 2015

PROGRAMAÇÃO “O OLHAR DO OUTRO”

Cada coletivo escolheu um filme para abordar, tanto a temática da obra como as ações realizadas pelo grupo, será debatida também a economia criativa da Baixada Santista. O ciclo faz parte das atividades de estudo e pesquisa do LabCine Unisanta Transmídia, criado em março de 2014 para investigar a interação entre o cinema expandido e a cidade criativa.


24/03 - Coletivo convidado: El Encuentro
CUBA FELIZ (Cuba, França – 2000)  93min.
De Karim Dridi




Sinopse: Miguel Del Morales, conhecido como El Gallo, um dos mais queridos cantores populares de Cuba, atravessa o país do rum e dos charutos e mostra ao mesmo tempo sua música, dividindo o filme com artistas também muito talentosos, Cuba Feliz é um filme em que a alegria, orgulho e perseverança de uma gente muito musical estão em cada cena.


Veja o trailer: CUBA FELIZ

____________________________________________________________________________

01/04 - Coletivo Convidado: Clube do Choro
BRASILEIRINHO (Suiça, Brasil, Finlândia – 2005)  1h30min.
De Mika Kaurismaki


Sinopse: No final do século XIX, no Rio de Janeiro, os músicos pararam de compor e tocar no estilo europeu para misturar melodias europeias com ritmos africanos, gerando o choro. Aos poucos o gênero ganhou espaço nos salões de dança e nos palcos de teatro, sendo considerado a 1ª expressão musical da emergente classe média da cidade.

Veja aqui o trailer: BRASILEIRINHO

____________________________________________________________________________

08/04 - Coletivo Convidado: Olhar Caiçara - Curta Santos
CAPITALISMO - UMA HISTÓRIA DE AMOR (EUA – 2009)  2h07min.
De Michael Moore


Sinopse: Michael Moore apresenta uma análise de como o capitalismo corrompeu os ideais de liberdade previstos na Constituição dos Estados Unidos, visando gerar lucros cada vez maiores para um grupo seleto da sociedade, enquanto que a maioria perde cada vez mais direitos.

Veja aqui o trailer:CAPITALISMO  

____________________________________________________________________________


15/04 - Coletivo Convidado: Poetas Vivos
A LUZ PRODIGIOSA (Espanha – 2003)  95min.
De Miguel Hermoso


Sinopse: Um adolescente andaluz pastor pega um homem que atirou seus executores têm dado como morto, e ele busca refúgio em um asilo. Em 1980, o pastor voltou a encontrá-lo: agora um velho mendigo que anda pelas ruas de Granada. O velho pastor agora insiste em descobrir a identidade do tiro. Aos poucos, a investigação leva-o a vislumbrar o velho poderia ter sido uma pessoa importante antes da guerra.

Veja aqui o trailer: A LUZ PRODIGIOSA

____________________________________________________________________________

22/04 - Coletivo Convidado: Cineclube Maurice Legeard
FEBRE DO RATO (Brasil – 2012)  1h50min.
De Cláudio Assis



Sinopse: Zizo (Irandhir Santos) é um poeta inconformado e anarquista, que banca a publicação de seu tablóide. Em seu mundo próprio, onde o sexo é algo tão corriqueiro quanto fumar maconha, ele conhece Eneida (Nanda Costa). Zizo logo sente um forte desejo por Eneida, mas, apesar de seus constantes pedidos, ela se recusa a ter relações sexuais com ele. Isto transtorna a vida do poeta, que passa a sentir falta de algo que jamais teve.

Veja aqui o trailer: FEBRE DO RATO

____________________________________________________________________________

29/04 - Coletivo Convidado: Foto Clube São Vicente - O Frame
METRÓPOLIS (Alemanha – 1927)  2h33min.
De Fritz Lang



Sinopse: Os poderosos ficam na superfície, onde há o Jardim dos Prazeres, destinado aos filhos dos mestres. Os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Trabalhadores. Esta poderosa cidade é governada por um insensível capitalista cujo único filho, leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins.

Veja aqui o trailer: METRÓPOLIS

____________________________________________________________________________


06/05 - Coletivo Convidado: Percutindo Mundos
MACUNAÍMA (Brasil – 1969)  1h48min.
De Joaquim Pedro de Andrade



Sinopse: Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto deixa o sertão em companhia dos irmãos e vive aventuras na cidade. Macunaíma ama guerrilheiras e prostitutas, enfrenta vilões milionários, policiais e personagens de todos os tipos.

Veja aqui o trailer: MACUNAÍMA

____________________________________________________________________________


13/05 - Coletivo Convidado: Tescom
FESTIM DIABÓLICO (EUA – 1948)  1h20min.
De Alfred Hitchcock



Sinopse: Brandon (John Dall) e Philip (Farley Granger) matam David Kentley (Dick Hogan), um colega da escola preparatória, apenas para terem a sensação de praticar um assassinato e provar que conseguem realizar o crime perfeito. Para desafiar os amigos e a família, resolvem convidá-los para uma reunião no apartamento deles, onde colocam a comida em cima de um baú e dentro do mesmo está o corpo da vítima.

Veja aqui o trailer: FESTIM DIABÓLICO

terça-feira, 10 de março de 2015

Ciclo de Cinema “O OLHAR DO OUTRO”

DIA: Sempre às quartas-feiras (exceto na estréia)
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Sala Maurice Legeard de Cinema / Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta
              (Bloco E, 5º andar, Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão, Santos /SP)


Numa época em que muitos pedem a volta do totalitarismo, o Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, abre sua tela para que os coletivos artísticos da Baixada Santista, projetem por meio do cinema, seus sonhos, suas paixões e a luta por um mundo melhor e sem ditaduras. O ciclo estreia em 24 de março às 19h, na Sala Maurice Legeard de Cinema, bloco E, 5º andar, Unisanta. Dia de celebração dos 16 anos do Cineclube, todas as demais sessões serão as quartas, sempre no mesmo horário, com encerramento em 13 de maio. Com entrada franca.

Coletivos artísticos

Cada coletivo escolheu um filme para abordar, tanto a temática da obra como as ações realizadas pelo grupo, será debatida também a economia criativa da Baixada Santista. O ciclo faz parte das atividades de estudo e pesquisa do LabCine Unisanta Transmídia, criado em março de 2014 para investigar a interação entre o cinema expandido e a cidade criativa. 


A programação
A estreia será com o documentário “Cuba Feliz” (Cuba, 2000), de Karim Dridi. O filme foi selecionado pelo coletivo “El Encuentro”, que cantará ao vivo, logo após a exibição, no Sarau Entre Livros “Cantos da América”, com Alice Mesquita (voz e violão), Adinan Moraes (voz e violão), Manolo Pio (percussão) e Bira (baixo). A programação segue com os coletivos convidados e seus filmes escolhidos: 01/04 - “Brasileirinho” (coletivo: Clube do Choro), 08/04 - “Capitalismo – Uma História de Amor” (coletivo: Olhar Caiçara), 15/04 - “A Luz Prodigiosa” (coletivo: Poetas Vivos), 22/04 - “Febre do Rato” (coletivo: Cineclube Maurice Legeard), 29/04 - “Metrópolis” (coletivo: O Frame), 06/5 - “Macunaíma” (coletivo: Percutindo Mundos) e 13/5 – “Festim Diabólico” (coletivo: Tescom).

O Ciclo tem apoio cultural da Vídeo Paradiso, Proler/BS e dos coletivos: “El Encuentro”, “Clube do Choro”, “Olhar Caiçara”, “Poetas Vivos”, “Cineclube Maurice Legeard”, “O Frame”, “Percutindo Mundos” e “Tescom”. Mais informações pelo telefone 13 3202-7100, ramal: 257, e-mail: ricci@unisanta.br ou no blog: www.unisanta.br/cineclube.